quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Poder das Massas

Nesta última semana, nossa pesquisa girou em torno do poder que as massas exercem sobre sistemas na Web 2.0. Assim como na trilogia Fundação, de Asimov, as tendências que podemos observar no comportamento das massas são um fator crucial para o sucesso dos sistemas como um todo.

Como principais vantagens, citamos a democracia, que dá a todos , a grande quantidade de dados geradas já que todos podem contribuir com os dados, o efeito "bolha" e também a credibilidade gerada pela disseminação da informação de forma rápida e em diferentes fontes.

Levantamos uma questão a respeito da credibilidade da informação, que apesar de citarmos como uma vantagem do poder das massas, em alguns casos isso pode ser uma desvantagem. O fato de pessoas poderem disponibilizar a informação e também modificá-la gera um meio muito fácil para divulgação de informações enganosas, e devido à velocidade como isso pode se espalhar por diversas fontes, muitas vezes a informação passa a ser tida como verdadeira, gerando um evento já discutido anteriormente, inclusive no blog, como 'Certeza da Incerteza'.

Por último, apresentamos exemplos de como as massas exercem um poder na Web 2.0 como as redes socias, por exemplo Twitter, Orkut, Facebook, ou projetos de mobiização como o Ficha Limpa, #calabocagalvao, dentre vários outros exemplos como Wikipedia, Last.fm e a grande quantidade de blogs existentes.

3 comentários:

  1. Vocês comentaram sobre o fato que eu considero crucial nessa questão do poder das massas na Web 2.0, a confiabilidade das informações encontradas. Como existe uma oferta muito grande de informações, e é dado um poder muito grande de modificação aos usuários, fica quase impossível atestar a veracidade de um dado encontrado. Temos cada vez mais que procurar locais considerados "confiáveis" para buscar informações na rede.

    ResponderExcluir
  2. Um ponto não abordado pelo grupo e que eu considero essencial sobre essa massificação do uso da informação é como ele tem afetado consideravelmente o que é e o que não é considerado importante. Nesse contexto a informação relativa ao "que está acontecendo agora" tem se tornado cada vez mais relevante. Essa é uma observação importante, pois as ferramentas que temos a disposição hoje em dia não estão aptas a funcionarem para este novo modelo. Nem mesmo o tão afamado Google funciona nesse sentido. Se analisarmos bem, o que ele faz é "tirar uma foto" da internet no seu estado atual, e aí dar um zoom na parte mais relevante de acordo com a pesquisa. Não importa se é a informação mais recente, desde que seja a mais relevante.

    ResponderExcluir
  3. O poder do twitter hoje em dia é impressionante mesmo. Ao observar a repercusão que os Trending Topics causou, no caso do CALA BOCA GALVAO. O mundo inteiro perguntando o que seria isto e ocorreram até brincandeiras do tipo "O galvao é um passaro brasileiro ameaçado de instinção", hehe.
    Vocês acham que além destas brincadeiras, os TT do twiiter podem realmente impactar algo na economia ou levar algum assunto sério ao conhecimento de todos?

    ResponderExcluir