terça-feira, 17 de agosto de 2010

ABUNDÂNCIA: O excesso de informações em nosso dia a dia

A grande quantidade de informações na web e o fácil acesso a elas não é um fenômeno completamente positivo. Um efeito cada vez mais comum entre jovens e adultos que convivem com tecnologia é a síndrome do excesso de informação.
Se por um lado a acessibilidade a informações nos mantêm atualizados, a súbita falta de novidades pode ser bastante desagradável. Passam a ser comuns quadros em que o internauta sente desconforto ao ver sua caixa de e-mail vazia, os sites de notícia pouco movimentados, seus feeds RSS sem novidades, etc.
Talvez seja este o motivo pelo qual redes sociais fazem tanto sucesso. É comum que as pessoas possuam cadastro em várias delas, de forma que se mantenha sempre entretido.

Concluo este tópico com um questionamento ao visitante deste blog:
Você acredita que possui compulsão pelo consumo de informações? Acredita que isto seja algo negativo em sua vida? Acha que possui controle sobre isto (imagine-se em uma ocasião onde tenha que viver vários dias sem acesso à internet).

3 comentários:

  1. Não acho que seja compulsivo em relação a consumo de informação. Pelo contrário, acho que me sinto até melhor quando vejo a caixa de email sem muito movimento (no meu caso, é sinal de menos coisas pra resolver, rsrs).

    Já passei situações com vários dias sem acesso à Internet e isso não só foi muito tranquilo pra mim como bastante agradável, inclusive.

    É uma questão de saber o que é realmente importante na sua vida. A Internet é bastante útil, mas está longe de ser uma das coisas mais importantes pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou daquelas pessoas que ficam o dia inteiro navegando pela internet acessando links e links de notícias, blogs, fóruns entre outros, mesmo porque meu trabalho não me permite tal "mordomia". Logo, não sou compulsivo por informação, muito pelo contrário, às veses não vou além da chamada das notícias, a menos que ela me interesse de verdade.

    Eu, na verdade, passo tranquilamente dias sem mexer na internet e não me importo com isso. Eu a uso mais por necessidade ou a trabalho do que por lazer. E não creio que essa distância me influencie negativamente.

    ResponderExcluir
  3. Pode até ser que exista um compulsão pelo consumo de informação, mas acho que o que acontece na realidade é uma ansiedade em ver algo de novo. Como foi citado no tópico "passam a ser comuns quadros em que o internauta sente desconforto ao ver sua caixa de e-mail vazia". Na minha opinião, este "desconforto" que muitas pessoas tem não é pela falta de informação, mas simplesmente pela falta de alguma novidade, seja ela o que for. Seja útil ou não.

    Quanto a passar vários dias sem internet creio que não seja complicado para muitas pessoas. Mas certamente, isto não é algo que possa ser generalizado.

    ResponderExcluir