quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Certeza da Incerteza

Em um mundo cercado por informações instantâneas e abundantes, propagadas rapidamente, as pessoas tem tido acesso a informações sobre os assuntos mais variados simplesmente a 'um clique de distância'.
Entretanto, a chamada 'Era da Informação' tem criado inúmeras dúvidas e gerado uma falta de informações, não em relação ao volume, mas no quesito qualidade.

As informações às quais temos contato todos os dias podem variar em grau de incerteza, o que, ironicamente, ajuda a gerar ainda mais incerteza. Não podemos saber ao certo se a informação a qual estamos expostos é totalmente verídica, se ela está parcialmente incerta, distorcida, ou equivocada, ou ainda se é completamente fruto de invenção ou mesmo fraude.


E então... Como fazer para contornar essas dúvidas em relação à veracidade das informações? Como deve ser o nosso olhar crítico em relação ao que nos é apresentado como fatos e verdades?

3 comentários:

  1. Creio que a melhor forma de contornar as dúvidas em relação à veracidade de uma informação, principalmente na Internet, é nunca confiar em somente uma única fonte.

    No contexto em que vivemos, é prudente sempre que possível realizar uma confirmação, buscando essa mesma informação em outros lugares, em outras fontes. Se não é possível encontrá-la em nenhum outro meio, é grande a chance de que a informação seja falsa.

    Assim, é possível verificar se o que se apresenta é realmente um fato, e não uma invenção ou equívoco.

    ResponderExcluir
  2. Pedro Henrique,

    realmente essa é uma estratégia interessante, porém muitas vezes a informação falsa é encontrada em várias fontes, como no caso de alguns 'hoaxes' (boatos mentirosos espalhados na internet). Cada vez mais a internet reproduz rapidamente o seu próprio conteúdo, principalmente com a popularização de sites como a wikipedia.

    ResponderExcluir
  3. Como o Pedro disse, conferir a veracidade de uma informação em outras fontes e realizar comparações é um meio bastante eficaz.

    Outra forma é saber a o nível de credibilidade de uma fonte. Se é um sítio especializado no assunto que está sendo divulgado, podemos ter uma certeza maior.

    Assim, evitamos ser induzidos a acreditar em algo que não é totalmente verdadeiro.

    ResponderExcluir