quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Resumo das últimas postagens

Durante a última semana, foram feitos levantamentos acerca de diversas características que permeiam o avanço tecnológico característico dos dias atuais. A primeira postagem traz à tona uma reflexão acerca de um mal que começa a preocupar especialistas: A síndrome do excesso de informação. Foi feito um questionamento a fim de obter um levantamento sobre possíveis colegas com propensão a este mal, e descobrir o quão céticos ainda estamos com relação à aplicabilidade dos estereótipos que possam vir a caracterizar este mal.
Um dado interessante é que nenhum colega veio a manifestar qualquer característica que possa ser associada à doença. Embora a quantidade de comentários não foi suficiente para ser considerada estatisticamente relevante, este é um dado interessante, por se tratarem de alunos da área ou com interesse na área de tecnologia da informação.

No 2o texto apresentado, foi proposta uma reflexão acerca da incerteza das informações disponíveis na internet. Foi levantada questões como o que fazer para contornar essas dúvidas que surgem em relação à veracidade dessas informações e qual deveria ser o nosso olhar crítico em relação ao que nos é apresentado como fatos e verdades. Um colega comentou a respeito do assunto, sugerindo como estratégia a verificação da informação em várias fontes diferentes. A autora do post acrescentou que essa estratégia nem sempre é viável, devido ao fato que a internet reproduz rapidamente o seu próprio conteúdo, muitas vezes disseminando informações falsas.

Foi levantado, ainda, a questão da tendência atual de tratar o conhecimento como fluxo (dinâmico, colaborativo e atual) ao invés de reservatório (estático, concentrado e consolidado). Foi proposta uma reflexão sobre qual das duas formas de tratar o conhecimento seria melhor e como seria possível combinar as vantagens das duas abordagens. Uma colega apontou as principais vantagens e desvantagens de cada abordagem e sugeriu uma forma de combiná-las: edição colaborativa de documentos com a supervisão de um especialista no assunto. Dessa forma seria possível gerar uma discussão atual, mantendo sempre a credibilidade e a relevância das informações.

O texto sobre "Recombinação do conhecimento" aborda a questão da grande quantidade de conhecimento espalhado pelo mundo, e da facilidade de acesso a informação que temos hoje em dia, principalmente devido à Internet. Esta situação faz com que muitas pessoas optem por copiar idéias ao invés de elaborá-las. Foi questionado até que ponto esse tipo de atitude é saudável. Os comentários revelaram opiniões que vão contra o ato da cópia (plágio). Todas eles argumentam que o indivíduo que copia não está aprendendo, e que o plágio não vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário