quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Feeds

11 comentários:

  1. Uma coisa que não ficou clara pra mim foi a respeito dos padrões de Feeds. Existe alguma vantagem (ou desvantagem) em usar RSS em vez de Atom?

    ResponderExcluir
  2. Os agregadores que existem no mercado servem tanto para RSS como também para Atom, ou servem exclusivamente para um dos dois formatos?

    Por Leonel Fonseca

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    não consegui entender direito qual a diferença entre Feed e RSS, para mim eram a mesma coisa.
    Além disso, vocês acham que o impacto dos "feeds" foi, de certa forma, diminuido depois da popularização do twitter?
    Att.

    ResponderExcluir
  4. Já existe algum tipo de sistema de anúncios por Feeds??

    ResponderExcluir
  5. Eu também nao consegui entender a diferença entre feed e rss. Na primeira pagina vocês dizem que é diferente, mas tudo que li achava que era sobre RSS.
    Como eu posso criar um Feed?

    ResponderExcluir
  6. Acho que a principal dúvida foi qual a diferença entre RSS e feed. O feed é um conceito de formatação dos dados para sites de atualização frequente como sítios na web e blogs. Agora, como formatar esses dados? Para isso foram criados os padrões RSS e Atom.

    As diferenças técnicas de cada um pode ser vistas aqui: http://www.intertwingly.net/wiki/pie/Rss20AndAtom10Compared. A maioria das pessoas que comparam os dois acreditam que o Atom é mais detalhado é mais rico que o RSS, porém o RSS é mais popular. Para o usuário não faz diferença uma vez que a maioria dos programas que lidam com feeds aceitam os dois formatos, porém para os desenvolvedores é mais fácil trabalhar com os dados no formato Atom.

    ResponderExcluir
  7. Respondendo às perguntas sobre a diferença entre RSS e Feed, o RSS é uma das tecnologias existentes para fazer o Feed. O que aconteceu na realidade é que a tecnologia RSS dominou tanto o segmento de Feeds, que os conceitos começaram a se fundir.

    ResponderExcluir
  8. Respondendo ao Diego, é comum que alguns websites enviem anúncios promocionais em seus feeds, mas esta pode ser uma técnica desagradável para o usuário. Outro hábito mais amigável é o anúncio de sorteios e concursos via feeds.

    ResponderExcluir
  9. Respondendo sobre as vantagens/desvantagens do Atom e RSS, o Atom exibe feeds parecidos aos do RSS, porém apresenta algumas vantagens. Do ponto de vista de quem recebe os feeds, o Atom dá menos problemas na leitura, oferece título e subtítulo, nome do autor com ou sem seu email, data e horário da atualização (o RSS é data e horário da publicação), e dá a informação em forma de resumo.
    Além disso, diferenças diferenças de versões do RSS trazem problemas em alguns leitores, dificuldades essas que não aparecem com o Atom.
    Entretanto, o RSS ainda é mais conhecido que o Atom.

    ResponderExcluir
  10. Grandes corporações tem disponibilizado a assinatura de feed em seus portais. Pelo que vocês constataram na elaboração desse trabalho, essa é uma abordagem que supera o e-mail marketing que foi tão comum num tempo passado?

    ResponderExcluir
  11. Existe algum portal que atue como uma espécie de "catálogo" online de Feeds?
    Por exemplo, um usuário deseja saber quais feeds disponíveis sobre culinária ou sobre aviação comercial, ele vai ao portal e consegue ver os feeds disponíveis, número de seguidores, resumo sobre o objetivo do feed e talvez comentários de usuários.

    ResponderExcluir