quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Questões e devaneios sobre pirataria

O compartilhamento de arquivos na Internet trouxe a tona uma questão antiga e polêmica: a propriedade intelectual. Afinal, qual o propósito do dos direitos autorais? Quem é o dono das idéias? Porque a lei não funciona na Internet? Quem são as vítimas e culpados dessas leis?

Estima-se que a indústria fonográfica esteja perdendo 6 bilhões de reais por ano por causa da pirataria. As grandes gravadoras argumentam que o processo produtivo é caro, e deve ter seu preço recompensado pelo pagamento do consumidor. Por outro lado, os chamados "piratas" dizem que a pirataria apenas faz com que o preço das mercadorias seja justo. O que aconteceria se o preço do produto original fosse o mesmo que o pirata?



Recentemente os criadores do site Pirate Bay, maior índexador de torrents do mundo, foram processados e tiveram a sede do site invadida pela polícia. Um dia depois da invasão, o site já estava de volta no ar a todo vapor. Várias pessoas se mobilizaram a favor do site. Há como parar a pirataria na Internet?

Para contornar esta situação todos estão procurando novas maneiras de vender seus produtos na Internet. Será que existe uma maneira justa de cobrar do consumidor pelo processo produtivo?

Todas estas questões estão sendo discutidas, e parecem não terem respostas convincentes até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário