terça-feira, 31 de agosto de 2010

Poder das massas - Apresentação

6 comentários:

  1. É interessante observar na web 2.0 o crescimento do poder das massas e a democratização do acesso a informação. Mas quais as consequências disso para a sociedade? Nas redes sociais, nos blogs, fóruns e afins vemos que as pessoas se sentem cada vez mais preparadas para opinar sobre tudo.
    Como disse o escritor Andrew Oitke, no livro "A Obesidade Mental", "todos têm opinião de tudo, mas não conhecem nada". É exatamente esse o momento que vivimos hoje. Por exemplo, as pessoas procuram contribuir em causas como #forasarney, não por estarem interessados em política, e sim porque está 'na moda' e é o assunto mais comentado do momento. Esse é o poder que a massa exerce sobre cada um de nós.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Poder das Massas trouxe consigo duas vertentes:

    Em uma delas, as pessoas participam dos fóruns, blogs e afins, simplesmente, por serem assuntos recorrentes (assuntos da moda) e, neste caso, como os motivos não são tão nobres, as informações repassadas, normalmente, não agregam valor algum à sociedade.

    A outra vertente refere-se à participação cuja motivação relaciona-se à curiosidade e/ou conhecimento pleno de determinado assunto. O desenvolvimento de softwares de maneira colaborativa é um bom exemplo desta prática que, neste caso, normalmente, tende a gerar valor agregado à informação repassada.

    Enfim, o Poder das Massas trouxe consigo a necessidade de maior critério para obter informações da internet e, além disso, a necessidade de questionarmos os reais motivos que nos levam a participar de certo conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. Esse poder das massas continua pouco explorado. Há muito potencial nisso, é a parte idealizada da colaboração na internet, mas na prática pouca coisa é vista.

    Deve uns casos de destaque de manifestação pública como a movimentação pela lei "Ficha Limpa" e os protestos online na última eleição no Irã (com efeito colateral de dezenas de iranianos me adicionando no Twitter -_- ). Também há o sucesso da Wikipedia.

    O problema é que a maior parte das produções ou manifestações online não geram muitos resultados ou são modas passageiras.

    Acho que o verdadeiro poder das massas tem que começar offline e depois evoluir para o online.

    ResponderExcluir
  5. É interessante destacar a relevância dos usuários na web. De maneira significativa, pessoas se mobilizam através de redes sociais de maneira colaborativa e interativa. A influência que a massa exerce sobre os indivíduos é tamanha.

    Devido à esse comportamento característico observado na web, cresce à cada dia a necessidade de ser mais crítico a cerca das informações veiculadas na internet, para não se influenciar ou dar valor a algo sem credibilidade.

    Por Tatiana Pontes

    ResponderExcluir
  6. É verdade que muitas pessoas que postam em blogs, twitter, etc estão apenas seguindo uma moda. E como já comentado anteriormente isso não contribui significativamente para a sociedade como um todo. Por outro lado, acredito que isto contribua para cada individuo no seu conhecimento do que se passa pelo mundo em assuntos relevantes. Uma pessoa que nunca se interessou por assuntos de política, por exemplo, pode passar a se interessar a partir do momento que ele tem oportunidade de participar de uma discussão em um blog, fórum e afins, mesmo que inicialmente esta pessoa o faça apenas pelo modismo.

    ResponderExcluir